9º ENCONTRO DE JOVENS DA DAMI – EDJOVEM FAK – 2023

O Espiritismo oferece ao jovem um projeto ideal de vida, explicando-lhe o objetivo real da existência na qual se encontra mergulhado, ora vivendo no corpo e, depois, fora dele, como um todo que não pode ser dissociado somente porque se apresenta em etapas diferentes. Explica-lhe que o Espírito é imortal e a viagem orgânica o constitui recurso precioso de valorização do processo iluminativo, libertador e prazenteiro.

Joanna de Ângelis / Divaldo P. Franco – Adolescência e Vida – capítulo 1. 15 ed. 2014.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2023, ocorreu o 9º Encontro de Jovens da Diretoria de Apoio à Melhoria Interior – DAMI na Fundação Allan Kardec/FAK.

O projeto foi idealizado há nove anos, para ocorrer na semana do carnaval, com intuito de integrar os jovens entre 12 e 21 anos, que participam dos conteúdos voltados ao Evangelho do Cristo apreendidos nos estudos semanais, seja virtual ou presencial durante todo o ano. 

Nessa oportunidade, os participantes puderam observar e comparar o comportamento humano em determinadas épocas do ano, como exemplo o carnaval, em que as pessoas tendem a atrair para si energias deletérias que poderão prejudicar sua existência física, mental e espiritual.

As atividades foram desenvolvidas em 2 (dois) dias pelos facilitadores e coordenadores do DAMI de uma forma leve e divertida, conforme programação.

No primeiro dia, forma abordados temas focados na melhoria íntima, bem como auxílio às pessoas as quais convive foram tratados com conteúdos lúdicos, filmes, discussões em grupo e apresentações realizadas pelos próprios jovens. Temas como: “Amar o próximo como a si mesmo”, “O Homem no Mundo”, “Os Jovens Samaritanos” e “Caridade é a Salvação”, foram elucidados em formato de curta metragem ou recortes de filmes para que houvesse interpretação e análise com a base na Doutrina Espírita.

Antecedendo às atividades em grupo, foi realizado o momento de descontração com o convidado Elias Brasilino, que cantou várias músicas divertidas para que os jovens pudessem se conhecer e interagir, bem como músicas espíritas com ensinamentos de amor e caridade.

Alguns pais se fizeram presentes no momento da apresentação de seus filhos, ficando emocionados com tal desenvoltura e com os conhecimentos adquiridos pelos jovens que fizeram a ligação com as situações da vida e as lições do Cristo, compreendendo, dessa forma que, apesar de estar nesse mundo (material), cheio de mazelas e iniquidades, eles podem, e devem, ter um pensamento e comportamento voltados para o bem, para a caridade e para o amor, a si e ao próximo.

Nos dois dias do evento, registramos a presença de 25 jovens no primeiro dia e no segundo dia, tivemos a presença de 12 jovens, além é claro de todos os facilitadores que atuam na Coordenação da DAMI_JOVENS.

No dia seguinte os jovens e seus familiares foram recepcionados com um delicioso café da manhã. 

Ato seguinte a facilitadora Aline Lira, dissertou a poesia em forma de oração, denominada “Oração da Juventude”, de sua autoria sob inspiração espiritual.

á integrados e bastante receptivos, materializaram o amor plantando mudas de flores pelos jardins da FAK. Aquela energia diáfana envolveu todos os participantes, seus familiares e facilitadores, que participaram ativamente de todas as atividades, formando um único grupo. Uma egrégora de amor e paz se formou naquele local de caridade em agradecimento ao Cristo Redentor, que nunca abandona e que ensina pela prática como os seres desse planeta podem contribuir para a evolução espiritual de seus habitantes e da própria Terra.

Já contaminados pela alegria de viver, pelo toque do saber e pela amizade fraterna nascida nos dois dias de encontro, os participantes realizaram dinâmicas com resoluções que demandavam o trabalho em equipe, demonstrando que todos estão ligados, como irmãos, e que a reforma íntima deve acontecer sem o esquecimento do outro.

O evento foi encerrado às 12 horas do dia 19 de fevereiro e todos os participantes manifestaram sua alegria pela energia restauradora que receberam e pela amizade fraterna que nasceu desse encontro.

Fica a certeza de que as mudas do jardim da FAK são testemunhas do amor emanado e pelo sentimento de gratidão e celebração da verdadeira vida!

Equipe DAMI – MOACYR (COORDENADOR), ALICE, ALINE, ANTÔNIO, DANGELA, GLÍCIA, MÁRCIA, RAQUEL, RODRIGO, SIMONE (FACILITADORES) E DEMAIS COLABORADORES: SUZETE E PAIS DOS JOVENS.

Álbum de fotos 9º EDJOVEM FAK 2023

Acompanhe nossas redes sociais:

📲 Facebook | facebook.com/fakvirtual
🎥 YouTube | youtube.com/fakvirtual
📱 Instagram | instagram.com/fakvirtual
🌐 FAKnet | faknet.org.br

3 Resultados

  1. Alice Sobral disse:

    Amei o encontro. Já quero participar dos 10 anos do EDJOVEM. Contem comigo. Graças a Deus!

  2. Suzete Lira disse:

    Valeu muito em participar do evento, a interação do grupo dos jovens da DAMI e seus facilitadores e coordenadores. São divididos por faixa etária. Essa aproximação faz o jovem tem sentimentos de pertencimento a vida junto com os adultos. A lição de Jesus presente nos faz aumentar a nossa percepção que podemos contribuir uns com outros a caminhada de cada um. O Amor transborda em cada coração que se permite na prática do bem fazer o outro o bem maior.
    Gratidão pela oportunidade a Espiritualidade Amiga e os trabalhadores dos dois plano da vida.
    Que venha outros encontros como esse para materializar a verdadeira caridade no coração de cada participante.
    Suzete Lira

  3. Simone Esteves disse:

    Dois dias de aprendizado confirmando apenas que a semente do Evangelho de Jesus está plantada e sendo regada com muito carinho pelos jovens, que acolhem uns aos outros na certeza de cumprir a máxima do Mestre Jesus ” Amar ao próximo como a si mesmo”!

× Como posso te ajudar?