VI Simpósio – Chamada de Trabalhos

Chamada de Trabalhos

O VI Simpósio ocorrerá entre os dias 24 a 27 de outubro de 2019 na Fundação Allan Kardec – FAK, tendo como tema Espíritas na Amazônia: suas buscas nas realizações do passado e do presente, e nas motivações para o futuro. Tem entre seus objetivos possibilitar espaço para que qualquer trabalhador espírita atuante na região amazônica possa compartilhar suas visões com outros interessados no mesmo tema. Por isso, trabalhadores e estudiosos da Doutrina Espírita de quaisquer instituições do Movimento Espírita da Amazônia são convidados a compartilhar seus conhecimentos e experiências como simposista expositor.

1. Datas Importantes

As/Os simposistas expositoras/es devem estar atentas/os as seguintes datas:

  • 4, 5 e 8 de junho: Semana de lançamento do convite à inscrição de trabalhos no Simpósio.
    • A partir de 4 de junho, procurar um/a integrante da equipe pedagógica que apoiará o/a simposista ao longo do processo de elaboração dos trabalhos.
  • Até 10 de outubro: Submissão dos trabalhos e das apresentações dos trabalhos inscritos.
  • 17 de outubro: Divulgação da agenda de apresentação de trabalhos.
  • 24 a 27 de outubro: Período do evento – apresentação dos trabalhos pelos seus autores.

2. Chamada de Trabalhos

O Simpósio FAK encoraja os estudantes e trabalhadores da FAK e de outras instituições do Movimento Espírita da Amazônia a compartilhar suas visões, frutos das pesquisas, que possibilitem compreender nossos compromissos com a disseminação do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo nas terras amazônicas.

As contribuições dos trabalhos devem estar alinhadas ao tema central Espíritas na Amazônia, visando trazer à tona suas buscas, tanto nas realizações do passado e do presente como nas motivações para o futuro.

  • Sob o eixo origens, busca-se revelar a identidade dos trabalhadores pioneiros e as características de suas atuações em um movimento espírita iniciante no seio da Amazônia;
  • Sob o eixo atualidades, busca-se refletir acerca das atividades realizadas em passado recente e na atualidade, visando ensejar a troca de experiências e aprendizados;
  • Sob o eixo desafios futuros, busca-se investigar percepções sobre como efetivar o conhecimento espírita em prol da transformação moral dos indivíduos e das coletividades, incluindo o realce das propostas originais do Cristianismo.

O detalhamento de cada eixo, tema, subtema e respectivos assuntos pode ser encontrado neste link: Estrutura Temática do VI Simpósio FAK.

3. Inscrição de Trabalhos

Os interessados deverão procurar um dos/as integrantes da equipe pedagógica que serão responsáveis pela orientação e aprovação dos trabalhos a serem apresentados durante o Simpósio. Após a aprovação do trabalho, a inscrição dos trabalhos no Simpósio FAK será realizada via Internet através de endereço a ser divulgado posteriormente. Durante o processo de inscrição do trabalho deve ser informado: o eixo, o tema, o título, os autores e a modalidade do trabalho.

O trabalho poderá ser inscrito em uma das seguintes modalidades: comunicado ou release[1], relato de experiência ou artigo. As informações pertinentes ao formato e tamanho a ser adotado em cada modalidade do trabalho está disponível no Guia para Autores, acessível no site da FAK. A modalidade do trabalho está relacionada com a forma de apresentação. Os trabalhos inscritos na modalidade comunicado ou release se referem a apresentações artísticas, tais como: jogral, exposição fotográfica, teatro, experiências sensoriais, podcast[2], vídeos. Os trabalhos inscritos na modalidade relato de experiência serão apresentados através de banner[3]. Os artigos serão apresentados através de comunicação oral.

4. Apresentação dos Trabalhos

O material a ser utilizado para apresentação dos trabalhos também deverá também ser submetido via Internet em endereço a ser disponibilizado posteriormente. Os simposistas expositores dos trabalhos inscritos deverão cumprir o prazo de submissão do material.

Durante o evento, os simposistas expositores deverão estar presentes junto ao material de apresentação, de acordo com a forma de apresentação escolhida, possibilitando a explicação de seus trabalhos e a resposta a questionamentos de outros simposistas. O período e o local para essa presença serão definidos na Programação do Simpósio a ser divulgado posteriormente pela Coordenação Geral.

O tempo de exposição de cada trabalho será de acordo com a modalidade escolhida. Os trabalhos inscritos na modalidade artigo, serão apresentados pelos seus autores durante o tempo de 30 minutos. Os trabalhos inscritos nas modalidades comunicado ou release e relato de experiência terão o tempo de presença definido posteriormente pela Coordenação Geral, pois essa definição dependerá da quantidade de trabalhos por forma de apresentação nessas modalidades.

5. Equipe Pedagógica

[1] É um informativo distribuído com resumos, biografias, dados específicos que facilitem a compreensão do trabalho.

[2] São programas de áudio ou vídeo, distribuídos normalmente através de arquivos digitais.

[3] É uma peça de apresentação de um conteúdo em forma de bandeira, confeccionada em plástico, tecido ou papel, impressa de um ou de ambos os lados, para ser exposta em postes, fachadas ou paredes.

× Como posso te ajudar?