V Simpósio – Boletim Informativo

Boletim Informativo No. 1

1) Apresentação

O Simpósio FAK, iniciado em 2009, consolidou-se como um evento ordinário bianual da Fundação Allan Kardec, o qual visa a abrir um espaço de compartilhamento de conhecimentos obtidos por meio da realização de pesquisas sistematicamente aprofundadas a cada edição[1].

Sendo um evento da agenda interna institucional, o simpósio tem como destinatários fundamentais os seus trabalhadores e estudantes. Porém, pela natureza e propósitos do mesmo e, tendo em vista o que ocorre com todos os eventos da instituição, essa realização é construída sob a perspectiva de participação de qualquer integrante do movimento espírita amazônida.

A partir do tema central: “O Espiritismo nas terras amazônicas” os trabalhos visam a desenvolver pesquisas relacionadas com a “origem”, “realizações” e “compromissos” do mesmo. A “origem”, como forma de aclarar a visão acerca da identidade e dos compromissos dos trabalhadores espíritas instalados nestas plagas. As “realizações”, para propiciar espaço de reflexões sobre as atividades realizadas em passado recente e na atualidade, visando a ensejar troca de experiências, consoante ao compromisso institucional em apoiar a unificação do Movimento Espírita. Por fim, os “compromissos iluminativos” para refletir sobre os movimentos que propiciam ou obstam o processo de transformação moral a que todos nós, encarnados, estamos mais diretamente convidados, por força de planejamento reencarnatório.

Nas três primeiras edições deste evento, foi buscado o fortalecimento da compreensão de que os trabalhadores poderiam transitar da situação de consumidores de conhecimento para produtores do mesmo. Agora, após constatar o êxito do intento, pela quantidade e qualidade expressivas dos artigos e relatos produzidos, o cenário em que se realizará o quarto Simpósio FAK se mostra bem diferenciado em razão da mudança estatutária institucional, ocorrida em dezembro de 2014, que alocou o nobre labor da pesquisa sistemática – compromisso no qual o simpósio está inserido – em área de gestão específica da estrutura institucional.

Essa área, denominada “Correio do Amor”, visa “a ampliação da comunhão com os propósitos espirituais da instituição, tal como devem ter sido formulados pelos seus responsáveis espirituais”. Com isso, o simpósio transformou-se, entre vários outros, em um importante instrumento para facultar o acesso às matrizes espirituais do planejamento institucional e, desta forma, permitir que seja avaliada a harmonia entre o planejado, no plano espiritual, e o executado, no plano físico.

Dessa forma, do ponto de vista da comunidade interna, o convite à pesquisa, feito para todos os trabalhadores e estudantes, toma amplitude significativa para os líderes que conduzem a instituição nas diversas funções, dado o compromisso que têm com a execução do planejamento espiritual institucional. Portanto, cada um desses irmãos, dentro de sua área de atuação ou de interesse, encontrará incentivo singular para dar início ou ampliar o compromisso com a pesquisa de caráter iluminativo, tutelados pelos trabalhadores espirituais agraciados pelo Senhor com a responsabilidade de acelerar os processos de transformação planetária.

Para os irmãos trabalhadores de outras Casas Espíritas, o convite à participação é fundamentado pelo incentivo à unificação, pois, em todos os eixos temáticos, a troca de conhecimentos e experiências fortalecerá a ação conjunta no bem, realizada pela união em torno do ideal espírita. Internamente, esse movimento gerará subsídios para a investigação sobre o papel da FAK em relação aos seus compromissos com o Movimento Espírita nas terras amazônicas.

Ademais, como preparação para o simpósio, são realizados encontros ecumênicos que dão concretude a um importante compromisso iluminativo da instituição, qual seja, o de consolidar, por meio de ações, a compreensão de que na gênese de todas as religiões da Humanidade está o coração augusto e misericordioso de Jesus, fonte da unidade substancial das religiões[2]. Nestas ocasiões, os irmãos que ocupam a função de liderança em outras concepções religiosas são recebidos na FAK, pela comunidade interna e convidados a nos ensinar acerca do sagrado de sua religião e divulgar as obras que a fé os motivou a realizar. Com isso, constrói-se, por meio do conhecimento e da aproximação fraternal, uma base para reconhecermo-nos conduzidos pelo mesmo Pastor a despeito de estarmos em apriscos diferentes:

Tenho também outras ovelhas que não são deste aprisco; é preciso que eu conduza também a elas; ouvirão a minha voz e haverá um [só] rebanho e um [só] pastor. (João 10,16).

2) Dados de identificação

  1. Evento: IV Simpósio FAK
  2. Tema: O Espiritismo nas terras amazônicas: origens, realizações e compromissos.
  3. Período: 09 a 12 de outubro de 2015.
  4. Local: Fundação Allan Kardec.
  5. Público alvo: Trabalhadores da FAK e estudiosos da Doutrina Espírita de quaisquer instituições do Movimento Espírita da Amazônia.

3) Objetivos

  1. Realizar, de forma regular, pesquisas sobre as origens, realizações e compromissos do Movimento Espírita nas terras amazônicas;
  2. Utilizar as informações obtidas com as pesquisas para acessar continuamente o planejamento espiritual da instituição e compreender o compromisso da FAK com a disseminação do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo, nas terras amazônicas;
  3. Ensejar oportunidade aos participantes para experimentarem o sentimento de união baseada no estudo e vivência dos postulados da Doutrina Espírita.

4) Estruturação temática

a) Tema Central:

O Espiritismo nas terras amazônicas: origens, realizações e compromissos.

b) Subtemas

I- Primórdios das ações espiritistas nas terras amazônicas

Categorizam-se neste subtema assuntos sobre o passado do Movimento Espírita nestas terras, tais como: 1) circunstâncias históricas que trouxeram o Espiritismo para as terras amazônicas; 2) presença de notícias espíritas na imprensa regional; 3) primeiras ações espiritistas na região; 4) vultos históricos da ação espiritista amazônica; 5) personalidades históricas com evidências de influência espírita; 6) instituições e grupos espíritas dos momentos iniciais do Movimento Espírita em plagas amazônicas; 7) fatos relevantes que influenciaram a dinâmica do Movimento Espírita em seus momentos iniciais nestas terras.

II- O Espiritismo nas terras amazônicas na atualidade

Categorizam-se neste subtema assuntos sobre o presente do Movimento Espírita nas plagas amazonenses, tais como: 1) circunstâncias relevantes que influenciaram o período recente do movimento espírita regional; 2) instituições espíritas atuais e as características significativas de suas atuações; 3) desafios atuais do Movimento Espírita; 4) a FAK, suas circunstâncias e seu papel junto ao Movimento Espírita.

III- Compromissos iluminativos

Categorizam-se neste subtema reflexões sobre temas doutrinários e ações espiritistas futuras nas terras amazônicas, tais como: 1) consequências do conhecimento espírita; 2) reforma íntima e regeneração social; 3) Doutrina Espírita e meio-ambiente; 4) difusão da Doutrina Espírita em meios urbanos e rurais da região; 5) transição planetária e compromissos iluminativos.

5) Formas de Participação

Há três formas de participação no simpósio: apenas simposista, responsável por Trabalhos de Estudo e responsável por Relatos de Vivência no Bem.

Os Trabalhos de Estudos são caracterizados por serem produções de apelo ao intelecto, envolvendo pesquisas e reflexões, escritas em formato acadêmico. Os interessados em apresenta-los deverão, preferencialmente, estar vinculados a um dos grupos de pesquisa oferecidos pela Equipe Pedagógica.

Os Relatos de Vivências no Bem são trabalhos de apelo a sentimentos enobrecidos, para cuja apresentação o formato escrito do trabalho científico é inapropriado. Os interessados em apresenta-los devem buscar um orientador dentre os disponibilizados pela Equipe Pedagógica.

A participação de todos somente se efetivará mediante a inscrição no Simpósio. Na Ficha de Inscrição serão solicitados os seguintes dados: nome completo; nome para crachá; telefone; endereço eletrônico; nome e endereço da casa espírita que frequenta. As inscrições serão feitas via eletrônica no site www.faknet.org.br. O período de inscrições para o Simpósio será de 01 de agosto a 15 de setembro de 2015. Todas as inscrições serão gratuitas.

6) Programação do Evento

Data Hora Programa
09/10/15 19:30 – 21:30 Sessão de aberturaPalestra de Abertura e Lançamento das obras “Luzes sobre a Amazônia” e “Galieno” (2º Edição), da Editora Casa Bendita
10/10/15 14:30 – 18:00 Sessão de Estudos IApresentação de trabalhos e Seção de perguntas e respostas
11/10/15 8:00 – 12:00 Sessão de Estudos IIApresentação de trabalhos e Seção de perguntas e respostas
11/10/15 14:30 – 18:00 Sessão de Estudos IIIApresentação de trabalhos e Seção de perguntas e respostas
12/10/13 8:00 – 12:00 Sessão de Estudos IVApresentação de trabalhos e Seção de perguntas e respostas
12/10/13 19:30 – 21:30 Sessão de encerramentoVídeo de encerramento e Atividade Artística

a) Atividades pré-evento

  • Lançamento do IV Simpósio FAK
    • Data: 01 de maio de 2015. Local: FAK (Teatro da FAK). Horário: 15h.
  • 1º Workshop para autores de trabalhos escritos: definição dos grupos de pesquisas
    • Data: 01 de maio de 2015. Local: FAK (Teatro da FAK). Horário: 15h.
  • 2º Workshop para autores de trabalhos escritos: apresentação dos possíveis temas e respectivos orientadores.
    • Data: 17 de julho de 2015. Local: FAK (Teatro da FAK). Horário: 19h.
  • IV Encontro Ecumênico
    • Parte 1 (O Judaísmo na Amazônia: história e obras)
    • Data: 25 de setembro de 2015. Local: Espaço de Convivência da FAK. Horário: 19h30.
    • Parte 2 (Umbanda: a crença e as obras)
    • Data: 02 de outubro de 2015. Local: Espaço de Convivência da FAK. Horário: 19h30.

b) Atividades paralelas ao evento

Exposição audiovisual sobre os Relatos de Vivência no Bem.

7) Informações adicionais.

Os Anais das três últimas edições do simpósio estão disponíveis na área de download do site da FAK: http://www.faknet.org.br/downloads.

Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados por meio do endereço eletrônico 4simposiofak@gmail.com.

[1] “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá”, frase dita por Kardec na Introdução, item VIII, de O Livro dos Espíritos.

[2]Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel, na obra “A Caminho da Luz”, Capítulo IX, “A Gênese das Crenças Religiosas” e “ A Unidade Substancial das Religiões”.

× Como posso te ajudar?