Seminário A Gênese 150 anos – 5/9

Para se inscrever, basta clicar aqui agênese.

APRESENTAÇÃO
Em 1868, o codificador da doutrina espírita, Allan Kardec, lançou o quinto livro intitulado “A Gênese”, como parte de uma série de publicações. Em janeiro de 2018, o livro A Gênese comemora 150 anos desde sua primeira edição. Considerada por estudiosos do Espiritismo, como leitura básica para a compreensão da doutrina espírita, “A Gênese – Os milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”, traz à tona questionamentos importantes sobre a humanidade, com um tom notadamente científico.

Em sua primeira parte, analisa a origem da Terra e as gêneses orgânica, espiritual e mosaica, de forma lógica e racional, deixando de lado as interpretações misteriosas e as fantasias pueris sobre a criação do mundo. A segunda parte aborda a questão dos “milagres” de Jesus, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho. A terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, concitando os homens à prática da justiça, da paz e da fraternidade, abrindo assim uma Nova Era para a regeneração da humanidade.

JUSTIFICATIVA
Na obra A Gênese, Allan Kardec, se propõe a perscrutar temáticas que pairavam no imaginário das pessoas à época, sob a égide de explicações supersticiosas, milagrosas, misteriosas e por vezes extraordinárias. A ousadia em abordar tais assuntos, provavelmente, advém do compromisso com a cientificidade dos fenômenos observados e com a seriedade que Kardec dava aquilo que estava pesquisando.

Na busca por uma compreensão aproximada das pautas investigadas, Kardec certamente, elaborou conjecturas teóricas alinhadas aos conhecimentos científicos disponíveis ao seu tempo, demonstrando a necessidade de aproximarmos a Doutrina Espírita dos ideais de racionalidade, convidando os estudiosos do Espiritismo a crítica e progressão dos conhecimentos de maneira contínua e sensata, distanciando o conhecimento doutrinário de abordagens estritamente dogmáticas ou comprometidas com uma religiosidade destituída da razão.

Portanto, ao comemorarmos o sesquicentenário do livro “A Gênese” a Diretoria de Estudos Doutrinários – DED da Fundação Allan Kardec, convida todos os participantes de grupos de estudos da FAK, para que inspirados pelos ideais de Allan Kardec, possam realizar um seminário comemorativo aso 150 anos da obra “A Gênese” abordando temáticas atuais, a luz da Doutrina Espírita e com caráter científico.

OBJETIVO GERAL
Compreender o método utilizado por Kardec, na construção da obra A Gênese, aplicando-o ao estudo de temáticas atuais, com vistas a aprofundar o conhecimento doutrinário dos estudantes da DED.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Analisar temas da Doutrina Espírita e da Ciência estabelecendo diálogos entre os saberes.
• Sistematizar uma compreensão de temáticas de caráter ético-moral fundamentadas no Cristianismo primitivo e suas relações com a Doutrina Espirita.
• Construir conhecimentos espíritas, de caráter racional, sobre temas complexos da contemporaneidade a partir do método de Kardec.

METODOLOGIA
A proposta da atividade acontecerá em dois momentos distintos (manhã e tarde) estruturada a partir de eixos temáticos e assuntos derivados do livro “A Gênese”, descritos da seguinte maneira:
• Manhã: com apresentações de temas e rodas de conversas nas salas sobre os assuntos investigados pelas turmas.
• Tarde: com discussões em formato de simpósio sobre os eixos temáticos em 3 salas.

EIXOS TEMÁTICOS
1. A Gênese e a Ciência: este eixo visa correlacionar temas discutidos pelas ciências e pelo Espiritismo, estabelecendo um diálogo entre os saberes.
a. Espiritismo é Ciência?
b. Como se faz pesquisa espírita?
c. O homem integral: um diálogo entre Espiritismo e Ciência.
d. Relação entre fenômenos espirituais e problemas psiquiátricos
e. Instinto e Inteligência e suas relações com o Ser Imortal
f. Errar é humano? Como conviver com as fragilidades da existência?
g. Para além do bem e do mal: como compreender as emoções?
h. Diálogos sobre o sofrimento no budismo e no cristianismo
i. Relações entre homens e animais: existências compartilhadas?

2. Caracteres do Evangelho: dispõe sobre temáticas de caráter ético-moral que subsidiam estudos ligados ao Cristianismo primitivo e suas relações com a Doutrina Espirita.
a. O amor
b. O perdão
c. A bondade
d. A tolerância
e. A paciência
f. A esperança
g. A gratidão
h. A paz
i. A fé

3. São Chegados os Tempos: este eixo visa abordar temas complexos da contemporaneidade a luz da Doutrina Espirita, considerando o caráter progressista da mesma.
a. Espiritismo e Política: o que temos haver com isso?
b. Espiritismo, religião, religiosidade e espiritualidade: diferenças e aproximações
c. Espiritismo e Depressão
d. Espiritismo e Redes Sociais
e. Espiritismo e Sexualidade
f. Espiritismo e Sustentabilidade
g. Espiritismo e Suicídio
h. Espiritismo e Família
i. Espiritismo e Prática do Bem
j. Espiritismo e Compromisso Social

× Como posso te ajudar?