Esclarecimentos sobre as atividades “Apoio à Gestação” e “Evangelização de Bebês” na Fundação Allan Kardec

Na manhã do último domingo, 10/1/16, a Diretoria de Apoio à Família (DAF) da Fundação Allan Kardec iniciou a atividade “Apoio à Gestação”, com um grupo de quatro gestantes já participantes de outras atividades na Casa.

Tal iniciativa visa realizar um laboratório da atividade, a fim de se definir e construir paulatinamente o melhor método de apoio às famílias gestantes, por meio de avaliações constantes e definição das diretrizes, como ocorre com todas as atividades implantadas na FAK.

Em concomitância a esse esforço, a DAF abriga um grupo de trabalhadoras interessadas em implantar na FAK a atividade chamada “Evangelização de Bebês “, voltada para crianças de 0 a 2 anos e seus genitores. Esse grupo tem se reunido desde 2015 e realizado estudos e intercâmbio com outras instituições, a fim de esboçar um projeto desta atividade para a Casa.

No âmbito da DAF, cogitou-se aproveitar o mesmo grupo de famílias acolhidas no “Apoio à Gestação” para se realizar futuramente um laboratório para implementação da “Evangelização de Bebês”, e talvez essa ideia, divulgada pelas redes sociais, tenha ocasionado, no domingo citado, um grande afluxo de famílias à FAK, interessadas em participar das atividades.

As famílias foram então acolhidas, mesmo com limitações de espaço e de trabalhadores, e nesta quarta-feira, 13/1/16, o Conselho Diretor da FAK reuniu-se para avaliar o ocorrido.

Infelizmente, a FAK ainda não possui condições de acolher crianças na faixa etária de 0 a 2 anos. O Conselho Diretor – CD – entende que a implantação de uma atividade desta relevância requer um prazo maior de estruturação, além dos passos que a equipe da DAF já conseguiu realizar.

O compromisso da FAK é acolher o Espírito em todas as faixas etárias, mas é também o de realizar atividades com segurança, após o necessário tempo de avaliação e contínuo aperfeiçoamento – esse é o modus operandi da implantação de novas atividades.

Assim, o CD, ao avaliar toda a situação, entende que seria prematuro e precipitado oferecer à comunidade a atividade “Evangelização de Bebês” sem que suas diretrizes e sua mecânica estejam consolidadas e aprovadas. E decidiu que a DAF continuará a realizar o laboratório de “Apoio à Gestação” nas manhãs de domingo, e as famílias que participaram serão esclarecidas quanto às razões da decisão do Conselho Diretor.

Fraternalmente,

Conselho Diretor da FAK

( Francisco Venâncio, Gustavo Rebouças, Joselita Nobre, Martim Afonso, Orlens Melo e Terezinha Vieira)

× Como posso te ajudar?