Abertura das inscrições do IV Simpósio FAK – 18/08 a 27/09

 

O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. (Item VIII da Introdução de O Livro dos Espíritos)

Nos idos de 2009, quando a Fundação Allan Kardec celebrava seus trinta anos de existência terrena, foi realizado o I Simpósio FAK, com o tema “O Espiritismo nas terras amazônicas: origens, realizações e compromissos”.

Decorridas três edições, hoje o Simpósio se mostra como um recurso sublime para o acesso às matrizes dos compromissos coletivos que unem os trabalhadores do Cristo que fincaram seus corações nessas terras verdes, de árvores frondosas, de rios pujantes, natureza majestosa, que embasa o convite de renovação espiritual.

Afirma Kardec:

[…] sucede frequentemente que, por complexa, uma questão, para ser elucidada, exige a solução de outras preliminares ou complementares. Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias. (Item VIII da Introdução de O Livro dos Espíritos)

Dessa forma, por meio da pesquisa contínua das origens do Espiritismo nestas terras, compreenderemos melhor as realizações e poderemos antever os compromissos vindouros. Somente com perseverança alcançaremos o patamar de seriedade e serenidade necessárias para melhor compreensão dos compromissos assumidos com esta região.

Pesquisar, compreender e disseminar continuadamente matérias que ensejam o entendimento dos compromissos iluminativos pela comunidade espírita é tarefa assaz importante. Não apenas para o indivíduo que se compromete com a produção do conhecimento, mas também para o irmão de caminhada que, pela fraternidade, consumirá o fruto desse esforço.

E é movido pelo espírito de congraçamento, compromisso com a pesquisa e com a fraternidade, que convidamos os irmãos a participarem do IV Simpósio FAK que terá como tema central O Espiritismo nas terras amazônicas: origens, realizações e compromissos. O evento será realizado de 09 a 12 de outubro de 2015, na Fundação Allan Kardec (Av. Mário Ypiranga Monteiro, 1.507 – Adrianópolis). O evento é direcionado aos os trabalhadores e estudantes da nossa Casa e das instituições do Movimento Espírita da Amazônia. As inscrições iniciam em 18 de agosto e se encerrarão no dia 27 de setembro de 2015.

Comissão Organizadora

Orlens Melo (Coordenação Geral), Gustavo Rebouças, Josie Nobre, José Alberto Machado e Francisco Venâncio de Vasconcelos.

Objetivos
O evento tem como objetivo a realização de pesquisas sobre as origens, realizações e compromissos do Movimento Espírita nas terras amazônicas; e a utilização das informações obtidas com as pesquisas para acessar continuamente o planejamento espiritual da instituição e compreender o compromisso da FAK com a disseminação do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo, nas terras amazônicas. O simpósio pretende também ensejar oportunidade aos participantes para experimentarem o sentimento de união baseada no estudo e vivência dos postulados da Doutrina Espírita.

Estruturação temática
O Espiritismo nas terras amazônicas: origens, realizações e compromissos.

Subtemas:

I- Primórdios das ações espiritistas nas terras amazônicas
Categorizam-se neste subtema assuntos sobre o passado do Movimento Espírita nestas terras, tais como: 1) circunstâncias históricas que trouxeram o Espiritismo para as terras amazônicas; 2) presença de notícias espíritas na imprensa regional; 3) primeiras ações espiritistas na região; 4) vultos históricos da ação espiritista amazônica; 5) personalidades históricas com evidências de influência espírita; 6) instituições e grupos espíritas dos momentos iniciais do Movimento Espírita em plagas amazônicas; 7) fatos relevantes que influenciaram a dinâmica do Movimento Espírita em seus momentos iniciais nestas terras.

II- O Espiritismo nas terras amazônicas na atualidade
Categorizam-se neste subtema assuntos sobre o presente do Movimento Espírita nas plagas amazonenses, tais como: 1) circunstâncias relevantes que influenciaram o período recente do movimento espírita regional; 2) instituições espíritas atuais e as características significativas de suas atuações; 3) desafios atuais do Movimento Espírita; 4) a FAK, suas circunstâncias e seu papel junto ao Movimento Espírita.

III- Compromissos iluminativos
Categorizam-se neste subtema reflexões sobre temas doutrinários e ações espiritistas futuras nas terras amazônicas, tais como: 1) consequências do conhecimento espírita; 2) reforma íntima e regeneração social; 3) Doutrina Espírita e meio-ambiente; 4) difusão da Doutrina Espírita em meios urbanos e rurais da região; 5) transição planetária e compromissos iluminativos.

Formas de Participação

Há três formas de participação no simpósio: apenas simposista, responsável por Trabalhos de Estudo e responsável por Relatos de Vivência no Bem.
Os Trabalhos de Estudos são caracterizados por serem produções de apelo ao intelecto, envolvendo pesquisas e reflexões, escritas em formato acadêmico. Os interessados em apresenta-los deverão, preferencialmente, estar vinculados a um dos grupos de pesquisa oferecidos pela Equipe Pedagógica.
Os Relatos de Vivências no Bem são trabalhos de apelo a sentimentos enobrecidos, para cuja apresentação o formato escrito do trabalho científico é inapropriado. Os interessados em apresenta-los devem buscar um orientador dentre os disponibilizados pela Equipe Pedagógica.

Inscrições
As inscrições são gratuitas. Mas como as vagas são limitadas e a programação é extensa, organizamos as inscrições por dia e turno de evento. Cada participante pode se inscrever em quantas atividades desejar.

Veja os dias e horários das atividades para efetuar a inscrição de acordo com a sua disponibilidade e interesse. O link direto é: formulário de inscrição

Programação do Evento

09/10/15 – 19:30 – 21:30 – Sessão de abertura Palestra de Abertura e Lançamento da obra “Luzes sobre a Amazônia”

10/10/15 – 14:30 – 18:00 – Sessão de Estudos I Apresentação de trabalhos e Seção de perguntas e respostas

11/10/15 – 8:00 – 12:00 – Sessão de Estudos II Apresentação de trabalhos e Seção de perguntas e respostas

11/10/15 – 14:30 – 18:00 – Sessão de Estudos III Apresentação de trabalhos e Seção de perguntas e respostas

12/10/13 – 8:00 – 12:00 – Sessão de Estudos IV Apresentação de trabalhos e Seção de perguntas e respostas

12/10/13 – 19:30 – 21:30 – Sessão de encerramento Vídeo de encerramento e Atividade Artística de encerramento


Atividades paralelas ao evento

Exposição audiovisual sobre os Relatos de Vivência no Bem.

Atividades pré-evento
Informamos que antes do IV Simpósio, teremos as seguintes atividades:

2º Workshop para autores de trabalhos escritos: apresentação dos temas e respectivos orientadores.
Data: 16 de setembro de 2015. Local: FAK (Teatro da FAK). Horário: 19h.


Lançamento da obra “Galieno, o imperador que se dobrou ao Cristo de Deus”.

Data: 25 de setembro de 2015. Local: FAK (Teatro da FAK). Horário: 19h30.

Encontro Ecumênico
Umbanda: a crença e as obras
Data: 02 de outubro de 2015. Local: FAK (Teatro da FAK). Horário: 19h30.

× Como posso te ajudar?